segunda-feira, 8 de julho de 2013

Coaching de carreira

No livro de José Roberto Marques e Edson Carli- Coaching de Carreira, os autores relatam a existência de três momentos na carreira de qualquer pessoa:
1- Ascenção
2- Estagnação
3- Mudança
Como é um ciclo ininterrupto, o coachee (cliente) estará sempre em um desses momentos. O objetivo do coaching é estabelecer foco e visão nesses momentos, oferecendo estímulo na fase da estagnação para impulsionar à ação, sempre propondo melhorias com a avaliação do potencial do coachee.
Já no livro Psicoterapia Breve Operacionalizada de Ryad Simon, o sujeito pode enfrentar uma crise adaptativa quando perde ou adquire espaço significativo. Tratando-se de carreira, a perda de espaço significativo seria uma demissão ou perda de alguma função exercida na empresa ou status. A aquisição seria a promoção ou aquisição de nova função ou tarefa. A forma como ele lida com essa perda ou aquisição pode inidicar uma crise adaptativa, ou seja, ele pode buscar uma forma pouco eficaz de lidar com a situação problema, podendo até aumentar o problema.
É interessante perceber que o coaching nesses momentos justamente evita a crise adaptativa, podendo até reduzir a necessidade do tratamento psicológico, pois o coaching tem sua ação anterior à crise, ajudando o coachee a visualizar seu potencial, traçar uma meta de acordo com ele e escolher o melhor caminho a percorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário